Cuca de Banana

cuca de banana

Eu adoro doces, mas curto coisas simples. Muito chantilly (odeio chantilly), muito recheio, muito creme não me conquista. Por isso que eu sou completamente pirada em bolo com fruta. Sabe aqueles bolos mega simples com banana e canela como atração principal? Então é esse bolo que você vai aprender a fazer. Ele deu super mega certo de primeira, e eu achei que era porque eu estava inspirada. Fiz novamente pra né, acreditar no poder da receita e anotem, porque a receita é poderosa rainha do funk ^^

Cuca de banana

Ingredientes:

4 ovos
200 g de margarina (não tem balança que nem eu, compre um potinho de 200gr)
2 1/2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
3 xícaras (chá) de Farinha de Trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura

5 bananas-nanicas cortadas em fatias finas (eu usei 2 porque elas eram gigantes, tipo made Itu)
Suco de 1 limão
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de canela em pó

Modo de Preparo

Separe as gemas e bata as claras em neve. Reserve
Bata a margarina com o açúcar e as gemas até obter um creme esbranquiçado. (ele começa mega amarelo e depois vai ficando um amarelo mais suave)
Adicione o leite e a farinha de trigo peneirada com o fermento e bata mais.
Junte as claras em neve e mexa delicadamente.
Despeje a massa numa assadeira untada e enfarinhada. Arrume por cima as fatias de banana regadas com o suco de limão. Polvilhe com o açúcar e a canela misturados.
Leve para assar em forno moderado, preaquecido, até ficar dourado. Deixe esfriar antes de cortar.

Para cozinhar ouvido a doce voz da Nina Simone:

7 comentários sobre “Cuca de Banana

  1. Após ler este post pela madrugada de quarta, saí convicto do meu trabalho em fazer a “cuca de banana”. Assim, destemido fui logo passando no sacolão e comprando as nanicas. aliás, caturras, já que a atendente disse ser a mesma coisa. Não confirmei a veracidade, todavia ficou uma delícia o resultado da minha obstinação. Sim, sou suspeito a falar, mas estas são palavras de uma amiga muito criteriosa em suas degustações.

    Enfim, adorei ter acessado este blog e agradeço pela postagem da receita. E deixo como sugestão apreciar a cuca na companhia de algum amigo(a) ao som de The Only living boy in New York – Simon & Garfunkel.

    Parabéns pelos posts. Me senti na sala de casa conversando contigo lendo sobre a pintura da sua casa….

    1. Que maneiro!!! Essa receita eu encontrei em algum livro da Ofélia HAHAHA tipo mega master antigo.
      Mas era tão simples e com ingredientes tão fáceis de achar que eu tive que fazer.(algumas receitas vc precisa comprar um ingrediente que é colhido no topo do Everest) E só acreditei na receita na segunda tentativa, na qual deu tudo errado no processo de cozimento e no final mesmo assim o bolo foi guerreiro e ficou delicioso.
      Adorei sua coragem! E obrigada por compartilhar a sua experiência.

      1. Ah, posso deixar uma dica? Essa dica é da minha tatara avó… não coloque as nanicas ou caturras por cima da massa. Unte o tabuleiro com manteiga, enfarinhe-o e em seguida e disponha as bananas(aguardando o nome exato..) por sob a farinha. Com certexa elas ficarão bem cozidas, ok.

        Obrigado pela resposta!

      2. Anotada! Não tinha pensando nessa possibilidade. E caturras é uma palavra que eu nunca tinha ouvido na vida. Tive que dar um google, e cuidado na próxima compra, compre banana-caturra e não somente caturra, se não vc vai levar para casa uma espécie de calopsita!
        E antes que eu me esqueça, a sua dica de música pertence a trilha sonora de um filme, igualmente genial.
        Tive que encher as paciências do dono do site OMT pra ele postar:
        Segue o link:
        http://www.omelhordatelona.biz/genero/drama/3137-hora-de-voltar.html

      3. Opah! Obrigado pela dica! Conversar com pessoas inteligentes é outra coisa..

        Quanto à dica do filme, eu já o assisti. Baixei pelo site OMT mesmo. Aliás pelo próprio link que enviou poderás ver um comentário meu. Quase sempre os deixo… Se observar tem um recente comentário meu como resposta ao anônimo, kkkkkkk, a princípio vacilo meu defendendo o Paulo, he,he… mas em seguida postei uma “errata” lá, corrigindo .. Veja lá depois.. Enfim, foi assim que descobro o Bem Sacado.

      4. Eu vi a sua pequena confusão com o autor do comentário, mas é que todo mundo está acostumado com o Paulo escrevendo por lá. Tanto, que quando eu escrevo sou massacrada nos comentários hahaha Paulo que é um fofo diz que é porque os meus comentários fazem as pessoas refletirem. Mas não acredito muito, porque o Paulo é uma pessoa super doce.
        Só queria agradecer a defesa e depois o comentário sobre o que eu escrevi. Ajudou bastante, já tinha pegado bode de escrever pro site OMT hahaha.

sou toda ouvidos!!!

