Prateleira de Caixote de Feira

Fui a caça de uma prateleira e sempre era assim: Muito alta, muito estreita, muito larga, muito feia, muito cara, não tem cara de durável e etc.
Conversando com a minha cunhada que é pirada em decoração, falei dessa minha busca pela prateleira. Aí ela vira e fala:
– Faz uma com caixote de feira, oras!!!
Primeiro eu achei que ela tava tirando onda com a minha cara. Mas ela continuou e pegou 500 revistas de decoração e me mostrou todos os tipos de prateleiras feita com caixote de feira do mundo.

A construção:
Eu achei que ia ser super fácil adquirir caixotes de feira. Pensei que uma volta no fim da feira perto de casa ia me dar vários caixotes. Eu ia até colocar a venda o que sobrava no mercado livre hauhauhau. Bom minha ansiedade não me deixou esperar a feira acabar e eu fui com toda a minha arte de negociar, pra descolar de algum feirante.
O papo é que agora eles não usam muito caixotes de madeira. Eles estão sendo substituídos aos poucos por de plástico e de papelão. Com isso eles não vão te dar um caixote de madeira, eles vão te vender! Paguei 5 conto cada, eu comprei 3.
Isso pq eu tenho 1,47, se você for uma loira de parar o trânsito é bem capaz que vc consiga de graça! HA HA HA

Eu usei:
3 Caixotes de Madeira. Tem que ser o que transporta laranja, pq ele é mais forte e grande.
1 latinha 900ml de tinta acrílica, qualquer cor.
1 latinha 900ml de tinta látex a cor que vai ser definitiva
3 bisnaguinhas… as cores que eu escolhi foram: Verde, Azul e Violeta.
Luva de borracha (pq sou menininha)
Pincel
Lixas
Jornal
Parafusos
4 rodinhas

Modo de Preparo =)

Passo 1: Pintar  (e vc achava que era lixar né?!)
Primeira mão de tinta:
A madeira do caixote é aquela que não é trabalhada, isso quer dizer que ela não fica toda lisinha e bonitinha, igual essa  madeira ae da sua mesa.
E como se trata de uma madeira não trabalhada, quando vc passar a primeira mão de tinta ela vai puxar muitaaaaaaa tinta. Então eu dei a primeira mão com uma tinta qualquer que eu encontrei em casa. A cor era cinza e muito muito muito horrorosa.
Era pra ter essa finalidade de fazer a madeira puxar o quanto de tinta ela quisesse, pra assim quando eu pintasse com a cor que eu escolhesse, ela ia render bem mais.

Azul, verde e um rosinha =)

Passo 2: Lixar
Você vai ver que a madeira tem tipo um fiapinhos, sabe. Pra tirar esses arrepiadinhos da madeira vc vai ter que lixar. É a parte mais chata e barulhenta. Eu peguei o primeiro caixote pra lixar, realmente lixando a parada e tentando deixar lisinho. No terceiro eu já tava passando a lixa só nos pontos mais críticos hauhauhau.

Passo 2.0: Escolha da cor, segunda e se precisar terceira mão de tinta:
Antes claro vc escolhe as cores que você quer que fique a sua prateleira.  Eu queria fazer a cor que eu ia usar. Então comprei tinta látex branca e 3 bisnaguinhas. As escolhidas foram Verde, Azul e Violeta.
Tem um porém aqui… se vc também vai criar a sua cor, tente fazer numa quantidade aceitável pra pitar o caixote. Pq depois é difícil chegar na mesma cor se a tinta acabar.
Algumas lojas de material de construção vendem a tinta na mistura que vc quer. Vc paga um pouco mais. Só que ai vc ganha uma latinha com o nome e o código da tinta escolhida. Com isso se acabar, vc só precisa voltar com o nome da tinta e pronto.
Eu não estava encanada com esse lance da tinta acabar no meio do caminho, pq eu ia passar uma 3ª mão de tinta. Então caso acabasse, eu podia fazer uma cor parecida.
Mas olha, a “criação” da cor de tinta é a parte mais divertida. Vai por mim.

Se você quiser a pintura assim lisa e tal. Pule direto para o passo 3.

Eu queria colocar uns desenhos pra ficar mais style, então eu fiz uns moldes de florzinhas. Contornava o molde com lápis, tirava o molde e depois pintava por cima.

 

Flores!!!

Passo 3: O próximo passo é parafusar um no outro, não é aconselhável pregar pq pode rachar a madeira. E colocar rodinhas. Pra não ficar direto no chão.

Prontinho!!!

Mais ideias aqui: http://www.coletivoverde.com.br/caixas-de-feira-em-design/

About these ads

4 comentários sobre “Prateleira de Caixote de Feira

  1. leticia almeida disse:

    adoreiiiii!!! ficou muito lindo! estava procurando uma estante mais em conta.. e essa ficou bem legal! foi dificil achar as rodinhas? e como vc fez para colocar elas? nao tenho a minima idéia de como fazer essas coisas.. hahaha e no caso a hora que você foi lixar nao desgastou a tinta? q tipo de lixa é?

    • Olá! Tudo bem? Então as rodinhas você encontra em qualquer loja de material de construção… ou nessas lojas que vendem de tudo sabe. Você acha fácil em leroy merlin da vida e etc.
      Sobre prender… essa parte eu trapaciei e quem prendeu as rodinhas foi meu irmão. Ele usou furadeira e tal. Não use pregos, pq pode rachar a madeira.
      Se você tem habilidades com furadeira… vai fundo. Caso contrário, existe umas fitas de cola que são especificas pra isso.
      Sobre a lixa, eu passei uma camada de tinta qualquer… nem liguei para a cor… pq era a primeira mao de tinta para a madeira “sugar” e ai eu lixei. Depois desse processo que eu pintei com a cor que eu queria e não lixei mais.

      Qualquer dúvida pode me falar =)

      Boa sorte!!!

sou toda ouvidos!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s